DENARC realiza palestra sobre prevenção ao uso de drogas

O DENARC- Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico da Polícia Civil realizou uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas para a comunidade escolar e demais convidados durante a manhã e a tarde de ontem, 11. O evento foi promovido e organizado pela Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, no auditório Padre Rui Boza, da Escola Estadual Antônio Francisco da Costa Lisboa.

A DIPE- Divisão de Prevenção e Educação do departamento, através de suas escrivãs, Raquel Mazzucco e Jaqueline Macedo abordou temas como os efeitos que a droga produz no organismo de quem a consome, os tipos de drogas, as novas leis para usuários, alertando que a prática não deixou de ser crime no Brasil e outros assuntos, com o intuito de alertar para os riscos que o consumo de tais substâncias acarreta no organismo das pessoas.

O evento contou com a presença do prefeito municipal, Juarez Schilichting, do secretário do trabalho, habitação e assistência social, Dorgel da Silva, de conselheiros tutelares e vereadores. Com público superior ao esperado o evento teve a intenção de levar informações à comunidade. De acordo com o secretário da pasta. “A avaliação da palestra é muito produtiva, nós que integramos a equipe da SMTHAS queremos contribuir com a questão da prevenção à drogadição, ajudando a diminuir os efeitos devastadores que esses entorpecentes causam na sociedade”, destacou Dorgel.

Para as alunas do 8º ano da Escola Antônio Francisco da Costa Lisboa, Lívia Kirsch Damasceno, 13, Millena Portella Pioner, 13 e Alana Carolina Krindges de Quadros, 13 que já haviam assistido outras palestras com a mesma temática, a ocasião serviu para conhecer o que o uso das substâncias causa no corpo das pessoas. “Foi interessante saber que até os refrigerantes e energéticos afetam o organismo”, disse Lívia.

Para o Conselho Tutelar o evento foi importante e o período não poderia ser melhor, pois nosso município está desenvolvendo as atividades da SEMANECA- Semana do Estatuto da Criança e do Adolescente instituída pela Lei nº 3034/2014 de 28 de março de 2014, que comemora os 24 anos da implementação do ECA. De acordo com a Conselheira Tutelar, Eliana Pereira Fogaça, cerca de 70% dos casos atendidos pelo Colegiado de São Francisco de Paula tem alguma relação com o uso de substâncias ilícitas. Eliana destaca também que é sempre fundamental desenvolver ações de prevenção. “Por mais que tenham hoje muita informação a respeito, diversos jovens se envolvem com drogas seja por curiosidade ou pela falta de limites em casa”, afirma. Quem também acredita que a curiosidade é um dos fatores principais que leva os jovens a consumirem drogas é a professora de língua portuguesa, Eliane Luz Carvalho. “Eles pensam que só experimentar não vicia, aquela ideia de ‘não vai acontecer comigo’.

Ao longo da palestra o DIPE informou também o número do disque-denúncia para tráfico de drogas: 0800 518 518. A ligação é anônima e gratuita.

search
Transparência
add_circle
Receitas
remove_circle
Despesas
remove_circle_outline
Desp. por órgãos
insert_chart
Rel. Gest. Fiscal
pie_chart
Rel. Circunstanciado
playlist_add_check
Gestão Fiscal
business_center
LICITACON
card_travel
Contratos
person
Colaborador
supervisor_account
Quadro de Pessoal
directions_car
Veículos
location_city
Imóveis Locados
business
Imóveis Territorial
account_balance
Imóveis Predial
find_in_page
Acesso Informação
insert_drive_file
Legislação
date_range
IPTU e ISS
swap_horiz
Contas públicas
waves
Proteção Ambiental
email
Webmail
help
Dúvidas Frequentes
folder
Editais Gerais
border_color
Concursos Públicos
alarm_on
Horários
view_carousel
Fundo de Previdência
description
Alvarás

Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula
Av. Júlio de Castilhos, 444 - Bairro Centro - São Francisco de Paula/RS - 95400-000
Fones: (54)3244-1386 | (54)3244-3214 | (54)3244-1214