27ª edição do Ronco do Bugio

Concurso musical vai distribuir R$10 mil em prêmios e  homenagear o poeta Léo Ribeiro e o acordeonista Porca Véia. As inscrições online e gratuitas ocorrem até 25 de agosto. Mande o seu Bugio e participe!

São Francisco de Paula realiza 27ª edição do Festival Ronco do Bugio

Estão abertas as inscrições ao prêmio que vai escolher o melhor Bugio de 2018, em São Francisco de Paula. O tradicional concurso serrano vai distribuir R$ 10 mil em prêmios nos dias 14 e 15 de setembro, no CTG Rodeio Serrano. O Ronco do Bugio é um concurso musical  promovido anualmente pela prefeitura de São Francisco de Paula com o intuito de preservar e difundir o Bugio, ritmo originário do Rio Grande do Sul a partir da criatividade dos gaiteiros serranos.

Para concorrer, basta acessar o link, preencher os dados e enviar a música fazendo o upload da música no formulário.

Este ano, o evento terá como homenageados o poeta Léo Ribeiro e o acordeonista e gaiteiro Porca Véia.

A festividade apresentará 20 músicas inéditas com o intuito de valorizar a tradição, a arte, a cultura e a autêntica música regionalista gaúcha. Também busca prestigiar autores, compositores, intérpretes e conjuntos regionalistas e

incentivar o surgimento de novos talentos. Além do forte enfoque cultural que envolve toda a comunidade musical do Estado, o Festival tem seu apelo ecológico pois chama a atenção para a preservação da espécie (Alouatta guariba clamitans), hoje em extinção. O Ronco do Bugio, por sua importância no cenário cultural rio-grandense, criou uma identidade ao povo de São Francisco de Paula. Na 27ª edição, estão previstos os shows e o 1º Encontro dos Cozinheiros de São Chico, que trará ao evento degustação de carreteiro.

O homenageado Léo Francisco Ribeiro de Souza faz parte da história do Rongo do Bugio, tendo organizado e coordenado quatro edições do Festival, emprestando sua arte como artista plástico, poeta e conhecedor da música tradicionalista. Nascido em 23 de janeiro de 1956, em Contendas, São Francisco de Paula, reside em Porto Alegre, mas não perde suas raízes serranas. Advogado, tem 8 livros editados e é autor de mais de 300 letras gravadas, com destaque para as canções "Brasil de Bombachas" e "Gaúchos do Litoral". Lançou dois CDs e um livro de cartuns gauchescos.

O acordeonista e gaiteiro Élio da Rosa Xavier, o Porca Véia foi começou sua carreira artística com seis anos de idade por influência da família, onde havia muitos músicos. Fez curso técnico agrícola, quando ganhou o apelido que é hoje seu nome artístico. Participou de muitos festivais e apresentou-se com Kleiton e Kledir nas melhores casas de espetáculo do Brasil, como o Canecão do Rio de Janeiro e no Palace em São Paulo. Foi aluno dos Irmãos Bertussi, que até hoje ele reverencia tocando a música Bertussi nos bailes.

Saiba mais:

O Ronco oferece ao primeiro prêmio R$ 5 mil, ao segundo lugar R$2,5 mil e ao terceiro, R$ 1 mil. Outros três prêmios serão conferidos ao melhor interprete, instrumentista e música mais popular, cada um de R$ 500.

Período de inscrições: até 25 de agosto

Regulamento e ficha de inscrições: bit.ly/roncodobugio

Festival: 14 e 15 de setembro, às 19h, no CRG Rodeio Serrano (Rua Benjamim Constant, 582)

add_circle