Água e Saneamento foram assuntos da reunião da AMSERRA

Santa Maria do Herval sediou a reunião mensal da AMSERRA – Associação de Municípios de Turismo da Serra, nesta sexta-feira, dia 20.

O presidente da AMSERRA, prefeito de Nova Petrópolis Luiz Irineu Schenkel abriu o encontro e o prefeito anfitrião Rofrigo Fritzen deu as boas vindas, passando imediatamente a palavra para a presidente da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a Engenheira Civil Nanci Begnini Giuno.

A ABES, que tem mais de 45 anos, é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos e tem por missão a excelência nas atividades técnicas, científicas, político-institucionais e gerenciais que contribuam para o desenvolvimento do saneamento da engenharia sanitária e ambiental visando a qualidade de vida da sociedade. A seccional do RS congrega em seu quadro de associados profissionais de nível superior, técnico e médio, construtoras, fabricantes de materiais e
equipamentos, companhias de saneamento, serviços municipais de saneamento, limpeza e drenagem, serviços públicos e entidades privadas ligadas ao saneamento e ao ambiente natural.

O principal assunto discutido na reunião foi o a respeito dos contratos das prefeituras com a Corsan e também os municípios que estão municipalizando a água, rompendo com a Corsan, como é o caso da Prefeitura de São Francisco de Paula.

A AMSERRA decidiu que levará o assunto para discussão na FAMURS, por sugestão do prefeito Rodrigo Fritzen e também foi feito o convite a Nanci para que participe da próxima reunião do CONDIMA dando seguimento a discussão com o objetivo da ABES orientar as prefeituras a respeito do assunto abordado no encontro.

Segundo Nanci, a Corsan está dando uma atenção maior aos municípios e renegociando os contratos atuais, mas os prefeitos foram unânimes dizendo que a Corsan está “enrolando” e nada resolve. Prefeituras, como a de Nova Petrópolis perdeu verba da União por que a Corsan não liberou um projeto para a licitação. Em Gramado, o prefeito Nestor Tissot também reclamou da demora na liberação das obras solicitadas ao órgão. A idéia é os prefeitos se unirem para pressionar a Corsan.

Nanci colocou a ABES a disposição para disponibilizar capacitações nos municípios para adequar cada Prefeitura de acordo com sua realidade e situação, mapeando cada município e construindo as soluções.

Participaram os prefeitos já citados e ainda os secretários municipais de Gramado Marcio Coracini, de Canela Daniel Schlieper, de São Francisco de Paula Giovana Ghidini, de Picada Café Nívia Closs Kasper e o enfermeiro Milton Marks, o secretário executivo da AMSERRA Antonio Carlos Pinto e ainda representantes das secretarias das cidades que compõem a entidade.

O próximo encontro da AMSERRA será dia 17 de agosto, em Cambará do Sul.

A AMSERRA é composta por Santa Maria do Herval, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

add_circle
alarm_on
view_carousel
Fundo de Previdência