fotos03.jpg

Administração Municipal adere ao PNAIC do Ministério da Educação

O Município de São Francisco de Paula, representado pela secretária municipal de educação, cultura e desporto márcia carvalho, firmou o termo de adesão ao pacto nacional pela alfabetização na idade certa, do mec- ministério da educação, que reafirma e amplia o compromisso estabelecido pelo inciso ii do art. 2º do decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007 de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico.

Para tanto, cada parte assume algumas responsabilidades:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO:

I - APOIAR A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS POR MEIO DE INICIATIVAS INTEGRADAS COMO AS AÇÕES DO PACTO;

II - APLICAR AVALIAÇÕES EXTERNAS DO NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E EM MATEMÁTICA, PARA ALUNOS CONCLUINTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL;

III - Distribuir a Provinha Brasil para aplicação pelas próprias redes de ensino junto aos alunos ingressantes e concluintes do 2º ano do ensino fundamental;
 IV - Desenvolver e disponibilizar, para as redes de ensino, sistema informatizado para coleta e tratamento dos resultados da Provinha Brasil;

V - FOMENTAR AS AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO E DE GESTÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.

MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA:

I - ALFABETIZAR AS CRIANÇAS DE SUA REDE DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA E EM MATEMÁTICA ATÉ, NO MÁXIMO, OS OITO ANOS DE IDADE, AO FINAL DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL;

II - PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS DE SUA REDE DE ENSINO NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS REALIZADAS PELO INEP-

JUNTO AOS ALUNOS CONCLUINTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL;

III - APLICAR A PROVINHA BRASIL EM SUA REDE DE ENSINO, NO INÍCIO E NO FINAL DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, E INFORMAR OS RESULTADOS POR MEIO DE SISTEMA INFORMATIZADO ESPECÍFICO, A SER DISPONIBILIZADO PELO INEP;

IV - MOBILIZAR A COMUNIDADE E SUAS LIDERANÇAS, OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, PAIS E ALUNOS, OS MEIOS POLÍTICOS E ADMINISTRATIVOS E OS RECURSOS DISPONÍVEIS NECESSÁRIOS PARA, EM PARCERIA COM O MEC E DEMAIS ENTES GOVERNAMENTAIS, EFETIVAR OS COMPROMISSOS ACIMA E MELHORAR SEUS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO.

O objetivo maior dessa adesão é unir os esforços, em regime de colaboração, para elevar os níveis de aprendizagem e consequentemente, os índices educacionais de todo os pais. porém, cada município precisa afirmar se quer ou não assumir esse compromisso federativo.

São Francisco de Paula já reafirmou seu compromisso de que todos e cada um tem o direito de aprender!

Av. Júlio de Castilhos, 444 - Bairro Centro
São Francisco de Paula/RS - 95400-000