fotos02.jpg

CREAS participa do Seminário Dependência Química: ações e tratamentos

Ocorreu no dia 21 de julho, no Auditório da FACCAT o “Seminário Dependência Química: Ações e tratamentos” cujo objetivo foi demonstrar e fazer os participantes compreenderem o funcionamento do papel das comunidades terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial, avaliar as práticas dos serviços e como sucede o acolhimento, acompanhamento, encaminhamento, tratamento e pós internação dos dependentes químicos.

Foram trabalhados diversos assuntos importantes para o tema em questão, tais como; “Saúde Mental- O Papel das Comunidades Terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial”, ministrada pelos Psicólogos Leandro Lopes e Patrícia Zini Benites; “Educação Permanente”, ministrada pela Psicóloga Neura Maria de Boni dos Santos; “O Poder Judiciário e a Recuperação do Dependente Químico”, ministrada pela Pretora Maria Inês Couto Terra; “A Rede de Atenção ao Dependente Químico no Vale do Paranhana”, ministrado pela Psicóloga Laissa Eschiletti Prati e“ Considerações sobre o Manifesto do Conselho Federal de Psicologia sobre as Comunidades Terapêuticas”, ministrado pelo Consultor Arnaldo Ribeiro Junior.

O Seminário esteve voltado para profissionais técnicos e liberais das comunidades terapêuticas, estudantes de Psicologia e Enfermagem, Assistentes Sociais, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais da Saúde e Assistência Social, Secretarias Municipais da Educação e da Saúde, Caps (Centro de Atenção Psicossocial)  I e II, Sadad, Saúde Mental, Poder Judiciário e Ministério Público. Teve ampla participação da Prefeitura Municipal através das Secretarias. Representando a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social neste seminário participaram a Advogada, Daniele Sandri Solligo, a Auxiliar Administrativo Isadora  Kolhrausch da Silva e a Estagiária de psicologia, Maiara Bertuol,  do CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Av. Júlio de Castilhos, 444 - Bairro Centro
São Francisco de Paula/RS - 95400-000