fotos02.jpg

Sistema Nacional: unificando e fortalecendo a cultura nos municípios

Duasimportantes associações da FAMURS-Federação das Associações de Municípios doRio Grande do Sul, estiveram reunidas na tarde da última terça-feira, 31, na SMEC-Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Francisco dePaula para tratar de assuntos referentes à implementação do Sistema Municipalde Cultura, que visa proporcionar uma transformação social e gerardesenvolvimento econômico em todo o Brasil.

A AMSERRA- Associação dos Municípios de Turismo da Serra e a AMUCSER-Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra vieram representadas porseus dirigentes de cultura que relataram o andamento do processo deimplementação do SMC - Sistema Municipal de Cultura em seus municípios.

A reunião contou com a presença da Consultorada Unesco para o SNC Carla Pinheiro e do Presidente do CODIC- Conselho dosDirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul José Carlos Martins, queexplicaram as etapas do processo de implantação desse sistema e fizeram odiagnóstico do andamento. Para o município estar de acordo com os requisitospara integrar esse Sistema Nacional, é necessário que possua um Órgão Gestor,como um departamento ou secretaria de cultura, o Conselho Municipal de Cultura,o Fundo Municipal de Cultura e um Plano Municipal de Cultura.

Segundo Carla, é importante que os municípiospassem a pensar a cultura para daqui a 10 anos, que tenham um planejamentonesse setor. “É preciso enxergar lá na frente, defender a cultura, manter orespeito pela diversidade cultural, por isso é fundamental a construção de umplano municipal”.

Dos sete municípios que integram a AMSERRA,Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula  já assinaram oacordo de Cooperação Federativa com o Ministério da Cultura, que é a primeiraetapa do processo de implantação do sistema. Já dos 12 municípios que fazemparte da AMUCSER nenhum assinou o acordo ainda. Segundo Carla isso acontecemuitas vezes por falta de informações, e é isso que reuniões como essapretendem levar para esses municípios. Em todo o Rio Grande do Sul, dos 496municípios, 141 já assinaram o acordo.

O exemplo de São Francisco de Paula

O município já possui um dos requisitos paraimplementação do sistema, que é o órgão gestor. Com isso a intenção é continuardesenvolvendo a participação das pessoas no âmbito cultural. Com esse sistema acultura será vista não mais como uma fazedora de eventos, e sim como umapolítica pública, que assegure a todos o direito de acesso, contemplando a suatridimensionalidade: simbólica, econômica e cidadã..

Em São Francisco de Paula o Departamento deCultura da SMEC desenvolve os “Colóquios Culturais” que servem para aproximar acomunidade desse setor e fazer com que ela se aproprie, pense e sugirapropostas para o sistema municipal, que ganham uma dimensão cidadã com aparticipação dos munícipes.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal

Av. Júlio de Castilhos, 444 - Bairro Centro